Educação
Fim da dispersão dos esforços...

Educação
A educação na Terra do futuro, diferentemente da Terra do passado, que se baseava na memorização de intermináveis livros, não é tediosa. As aulas ganham outra dimensão, porquanto o transporte farto e rápido permite que os alunos estejam presentes no objeto de estudo, em pouco tempo. Exemplificando, quando se estuda determinados aspectos do sistema solar, ou peculiaridades dos planetas amigos, são organizadas excursões, nas quais se utilizam naves de longo alcance, para empreender viagens ao alvo da pesquisa e o aprendizado é feito no local, o que torna a aula agradável e a fixação dos detalhes muitíssimamente eficaz.
Existem também métodos complementares de ensino, igualmente diversos dos da Terra do passado, que contam com o auxílio de táticas hipnóticas de fixação de conteúdo, bem como o uso da realidade virtual para os treinos práticos.
Por sinal, a realidade virtual está sempre presente no cotidiano de todos os habitantes da futura Terra, uma vez que, integrado à todos, existe um equipamento que, a qualquer solicitação, insere multidimensionalmente e mentalmente a informação requerida. É como se, atualmente, o indivíduo tivesse todo o conteúdo da internet a disposição de sua mente, num relampejar, com uma diferença apenas, a rede digital do futuro integra informações detalhadas de milhares de galáxias, suas constelações, planetas e respectiva história de suas civilizações.
Mesmo com a rapidez incrementada do aprendizado, todos podem estudar por longos períodos, de maneira prazeirosa. A escolha do ramo profissional é realizada após um detalhado teste vocacional. Com a longevidade ilimitada, os indivíduos, em sua maioria, se especializam em diversas profissões, o que lhes permite trocar de atividade, em períodos regulares, se assim desejarem.
Alguns escolhem estudar por séculos, tornando-se indivíduos geniais, quase onissapientes, mesmo sem o auxílio dos citados aparatos de interligação mental à rede de dados, para só depois começar a atividade laborativa. A capacidade, e também as opções individuais de cada indivíduo são respeitadas, não criando nenhum tipo de estigma para aqueles que aprendem um pouco mais lentamente do que os outros.
Como a carga horária de trabalho diário é apenas de três a quatro horas, nada impede que o indivíduo trabalhe e estude ao mesmo tempo.