Conscendo Sodalitas

Sociedade Vril - Tempos Esotéricos

A segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX foram marcados por um crescimento explosivo de filosofias espiritualistas e de grupos radicais.

No primeiro grupo, destacou-se a Sra. Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da Sociedade Teosófica e autora de um compêndio filosófico-religioso, que se tornaria um guia, de avançada profundidade para a época, denominado de 'A Doutrina Secreta', editado em 1885. A Sra. Blavatsky era uma ocultista célebre e douta, que percorreu os quatro cantos do mundo, incluindo grandes períodos de permanência no Tibet, onde teve profundas experiências místicas, dando origem à doutrina teosófica que, a seu turno, foi capaz de 'ocidentalizar' ensinamentos esotéricos orientais profundos. A despeito das nobres verdades reveladas pela Sra. Blavatsky, a doutrina por ela criada não teve o cuidado de medir as palavras, em seus textos filosófico-religiosos, a fim de que não fossem mal interpretados no futuro.

Era comum seus textos teosóficos fazerem alusões exaltativas à sub-raça raiz hindo-ariana e a classificar a raça de cor escura como uma sub-raça inferior, remanescente de períodos passados. Se referia a Mestres de grande sabedoria e poder, tutores da Sociedade Teosófica, como pertencentes à 'Grande Fraternidade Branca', fato que também foi interpretado como um sinal racista. Além disso, frequentemente eram usados termos como 'raças menos desenvolvidas' ou 'raças primitivas', o que, do mesmo modo, foi entendido como motivo discriminatório. Mais ainda, previa que a sexta sub-raça raiz, uma raça mais avançada que, profeticamente, substituiria a nossa atual quinta, seria formada por seres alvos, de olhos claros e de estatura elevada.

A doutrina teosófica, mal interpretada segundo os atuais teosofistas, foi o motivo perfeito para que os grupos racistas orgulhosos apregoassem a separatividade das outras raças, atibuindo-lhes todo o mal que se inflingia sobre a sua sociedade, agora corroborados por ensinamentos divinos. A culpa por todas as mazelas sociais caiu especialmente sobre os judeus, reavivando e alimentando o anti-semitismo.

O segundo grupo era formado por radicais de toda a sorte como, por exemplo, os Mãos Negras, responsáveis pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e de sua esposa, no dia 28 de junho de 1914, em Sarajevo, pretexto para o início da Primeira Grande Guerra.

A união de grupos que congregariam o radicalismo revolucionário, com a fixação ocultista, deu origem aos mais malignos e aviltantes grupos da história da humanidade, entre eles a Sociedade Thule, a Sociedade Vril e o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista.

Conscendo Sodalitas


Súplica por Gaia

Nós, fráteres da Conscendo, sentímo-nos compelidos a expressar nossos desejos com o mental concreto e detalhar o que o causal suplica em sua pureza abstrata(continua)

Conscendendum

Há milênios, verdades importantíssimas e essenciais vem sendo ocultadas da humanidade. Uma humanidade sofrida, condicionada e hipnotizada pelos falsos valores (continua)

Planeta Conscendo

Existe, nesse mesmo instante, um planeta nos aguardando, um mundo do futuro já moldado pelo poder mental criador do Logos e de todos, que só não nos é acessível, pois ainda (continua)