Conscendo Sodalitas

Encontramos inúmeros tipos de Pentagramas, uns complexos, acompanhados por várias figuras e símbolos enigmáticos, e outros mais simples.

Pelo que podemos deduzir, a força energética e, consequentemente, o poder de defesa de um Pentagrama Positivo está baseada somente:

• No traçado pentagramático correto.

Apenas a figura do pentagrama em si, sem nenhum adereço, tem uma significação profunda e já exerce grande efeito nos 3 planos inferiores, ou seja, no fisíco, astral e mental.

• Na magnetização a que foi submetida a Pentalfa.

Algumas correntes propõe rituais complicados e precisos, efetuados por iniciados de elevada graduação, com evocações difíceis dos Devas Sagrados da Natureza.

Na prática, constatamos que uma prece sincera, feita com a concentração devida, magnetiza suficientemente o Pentagrama e o torna eficaz para a defesa contra os agentes do mal.

Não que afirmemos que os dois métodos magnetizam o Pentagrama com a mesma quantidade de energia, pelo contrário, achamos que a proteção é maior quando a evocação dos elementais é feita pelo mago iniciado e suas energias (dos elementais) vinculadas ao símbolo. Mas, com certeza, a prece sincera além de por si só, emanar energia magnetizadora, sensibiliza os iniciados dos outros planos que se encarregarão de dotar a Estrela Pentagramática da potência extra necessária.

• Na sociedade a qual o Pentagrama representa.

A Sociedade, a qual o Pentagrama representa, exerce grande influência na sua potência energética.

Os caracteres ou símbolos individualizadores da figura pentagramática diz aos mundos superiores: 'Esse Pentagrama não representa a força de um indivíduo apenas e sim de uma falange inteira'.